quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das
tecnologias:


Segundo Pedro Demo a escola está distante dos desafios do século XX. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado de trabalho, elas terão de usar computadores e muitas escolas não estão equipadas tecnologicamente e muitas crianças não tem acesso a tecnologia
e se desenvolvem de uma maneira deferente de muitas outra crianças.
E o Brasil não está dando muita importância a isso na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo. A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante.
Geralmente se diz linguagem de computador porque o computador, de certa maneira, é uma convergência. Quando se fala nova mídia, falamos tanto do computador como do celular. Então o que está em jogo é o texto impresso. Primeiro, nós não podemos jogar fora o texto impresso, mas talvez ele vá se tornar um texto menos importante do que os outros. Um bom exemplo de linguagem digital é são considerados como ambientes de boa aprendizagem.

As linguagens, hoje, se tornaram multimodais. Um texto que já tem várias coisas inclusas. Som, imagem, texto, animação, um texto deve ter tudo isso para ser atrativo. As crianças têm que aprender isso. Para você fazer um blog, você tem que ser autor – é uma tecnologia maravilhosa porque puxa a autoria. e discutem animadamente com outros autores . Hoje e impossível

imaginar que exista uma língua única no mundo, também existem as línguas concorrentes. As sociedades não se unificam por língua, mas sim por interesses comuns, por interatividade admite outras culturas. . No fundo, a gramática rígida também é apenas uma maneira de falar. A questão é que pensamos que o português gramaticalmente correto é o único aceitável, e isso é bobagem. Não existe uma única maneira de falar, existem várias. Mas com a liberdade da
internet as pessoas cometem abusos. Temos que cuidar do professor, porque todas essas mudanças só entram bem na escola se entrarem pelo professor – ele é a figura fundamental. Não há como substituir o professor. Ele é a tecnologia das tecnologias, e deve se portar.
É melhor dar menos aulas e cuidar que o aluno pesquise, elabore, escreva - aprenda. Aí entra a questão da linguagem de mídia: a língua hoje não é dos gramáticos, é de quem usa a internet. Então a língua vai andar mais, vai ter que se contorcer, vai ser mais maleável e fundamental no mundo de hoje juntamente com os avanços tecnológico.

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